Cartilha de Sustentabilidade dos Açores

Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores com o intuito de facilitar a implementação de práticas de sustentabilidade, por parte de entidades públicas, privadas ou sem fins lucrativos em todo o território da Região Autónoma dos Açores.

Um acelerador da sustentabilidade no Arquipélago dos Açores

Criada em 2017, a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa de adesão voluntária que pretende acelerar a transição de organizações nos Açores para modelos de negócio e de governança mais sustentáveis e resilientes numa conjugação de esforços para o desenvolvimento sustentável da e na região.

A sua operacionalização é feita através de uma equipa de acompanhamento especializada em sustentabilidade aplicada a áreas como a biodiversidade, o empreendedorismo, a gestão, o marketing, a psicologia ou o turismo. Sessões de consultoria personalizada, workshops de capacitação, fóruns para partilha de boas práticas, entre outros, são alguns exemplos de atividades direcionadas às entidades subscritoras.

 
0
Pessoas Capacitadas
0
Horas de consultoria executada
0
Eventos realizados

Todos os setores de atividade estão abrangidos, sendo que esse é também um critério para agrupar as entidades subscritoras em Clusters com o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável em cada setor.

Qualquer organização, de qualquer dimensão, tipologia e setor de atividade pode subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, desde que desenvolva atividade registada no Arquipélago.

A subscrição é voluntária e marca um compromisso da organização para, em conjunto com outras entidades subscritoras, trilhar um caminho para implementar estratégias de sustentabilidade ambiental, social e de governança na Região.

O acompanhamento contínuo por especialistas em sustentabilidade garante consultoria e capacitação especializadas que são complementadas com a disponibilização de diversas ferramentas técnicas e recursos personalizados.

 

O caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores inicia-se com o compromisso, assumido no momento da subscrição, de implementar sustentabilidade na organização. Este compromisso individual é guiado por um compromisso coletivo de todas as entidades subscritoras de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos Açores como um todo.

 

O caminho da Cartilha

de Sustentabilidade dos Açores

O atual caminho da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é o resultado de uma reflexão com partes interessadas sobre o percurso da iniciativa ao longo de 5 anos. Foi fruto do contacto com quase 300 entidades públicas, privadas e associativas de diversos setores de atividade e da auscultação direta de quase 100 entidades.

Clusters

Os Clusters constituem agrupamentos de entidades subscritoras semelhantes em termos de atividade e/ou dos seus impactos, estruturando, desta forma, a grande diversidade de entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

A abordagem em Clusters permite alavancar aprendizagens e criar sinergias entre entidades subscritoras com propósitos semelhantes. O objetivo é fomentar a partilha entre organizações para que, em conjunto, possam acelerar o seu caminho individual e coletivo rumo a modelos de negócio e de governança mais sustentáveis, e encontrar formas eficientes de resolver desafios comuns.

No total, existem 7Clusters:

Momentos

Os Momentos da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores são pontos-chave no percurso de cada entidade subscritora rumo à integração de sustentabilidade na sua organização. Neste modelo, cada entidade terá um caminho distinto e único que será ajustado de forma evolutiva ao seu contexto organizacional e ambições em matéria de sustentabilidade.

O primeiro momento do caminho pelo qual as entidades subscritoras voltarão a passar sempre que seja necessário (re)conhecer desenvolvimentos na situação atual da organização.

✓ Recolha de dados
✓ Avaliação do ponto no caminho
✓ Alocação a um cluster por dimensão e setor

O momento Conhecer é a casa-partida no caminho de todas as entidades subscritoras. Após este momento, o caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores conta com 4 momentos adicionais: Capacitar, Priorizar, Envolver e Reportar. Findo o momento Conhecer, o caminho será único para cada entidade subscritora. Independentemente da organização, respetivo setor e dimensão, o seu caminho será um processo continuamente interativo que nunca terá uma ordem pré-definido.

 

Neste momento a organização recebe consultoria e participa em ações de capacitação para serem desenvolvidos conhecimentos técnicos no domínio da sustentabilidade que permitam.
 
✓ Aquisição de competências em sustentabilidade
✓ Contextualização de sustentabilidade na organização
✓ Ferramentas para melhoria de desempenho
São sinalizadas áreas de intervenção relevantes para o desenvolvimento sustentável da organização, do ecossistema em que esta se insere e especificadas formas para medir e gerir progresso.
 
✓ Identificação de prioridades
✓ Definição de indicadores
✓ Desenvolvimento de mecanismos de gestão de melhoria
 
A organização reforça as linhas de comunicação existentes ou cria novas dinâmicas de contacto com agentes da sua cadeia de valor para estabelecer parcerias rumo a objetivos comuns.
 
✓ Diálogo com partes interessadas
✓ Desenvolvimento de projetos com impacto
✓ Reforço de parcerias ou estabelecimento de novas
Aquisição de conhecimentos para a comunicação de sustentabilidade e para o reporte não financeiro segundo a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo da UE, obrigatório para todas as PMEs a partir de 2026.
 
✓ Divulgação de progresso
✓ Partilha de prioridades, indicadores e boas práticas
✓ Reporte não financeiro

Vantagens da subscrição

Ao subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, uma organização beneficia de:

Acompanhamento

Acompanhamento contínuo

Consultoria

Ferramentas técnicas

Ações de capacitação

Sessões de formação, online e presenciais, por Momento.

Recursos

Biblioteca online com mais de 50 recursos e ferramentas de uso individual disponíveis.

Networking e Fóruns de Partilha

Eventos que promovem, entre outros, boas práticas de entidades subscritoras e a sustentabilidade como um todo na Região Autónoma dos Açores.

Plataforma de gestão

Ferramenta de trabalho e aprendizagem contínua para acompanhamento e monitorização do progresso no seu caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

Gabinete do subscritor

O Gabinete do Subscritor é um posto de informação e de acompanhamento contínuo, dedicado às entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores. Este espaço permitirá uma gestão evolutiva e uma avaliação contínua de desempenho partilhada entre as entidades subscritoras e a equipa de acompanhamento através de reuniões de caráter semanal.

O Gabinete do Subscritor pretende proporcionar acompanhamento contínuo às entidades subscritoras. Através deste, e em conjunto com a equipa de acompanhamento, qualquer organização pode reportar alterações no seu funcionamento, partilhar sucessos e dificuldades, esclarecer dúvidas, discutir ajustes aos seus objetivos, solicitar a revisão de Cluster/Momento, entre outros.

O Gabinete do Subscritor funciona semanalmente, às terças-feiras, entre as 9:00 e as 13:00, em regime remoto.
Os agendamentos funcionam em sistema open-house com sessões de 30 minutos disponíveis para agendamento por qualquer entidade subscritora.

Perguntas Frequentes

A subscrição à Cartilha de Sustentabilidade dos Açores está disponível para qualquer tipologia de organização (pública, público-privada, privada ou associativa) de todos os setores de atividade, desde que desenvolva atividade registada na região. 

As subscrições decorrem em contínuo; por isso, e de forma a assegurar a capacidade de resposta da equipa de acompanhamento, a primeira fase é a submissão de uma manifestação de interesse. Posteriormente, será enviada uma notificação a informar a entidade para dar início ao processo de subscrição, com o registo na plataforma e preenchimento do Momento Conhecer. 

O período de tempo decorrido entre a manifestação de interesse e a subscrição é diretamente proporcional ao número de organizações que estejam a aguardar disponibilidade para poderem subscrever. No decorrer desse intervalo de tempo, as entidades que tenham manifestado interesse serão periodicamente informadas acerca do tempo previsto para que possam proceder à subscrição. 

Qualquer entidade subscritora recebe acompanhamento contínuo ajustado às suas necessidades e ao seu contexto organizacional.Após submissão do Momento Conhecer, e à semelhança do processo com qualquer outra organização, a realidade da entidade subscritora de base tecnológicaé considerada e apresentada uma proposta de Cluster e de Momento. 
 

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa de subscrição voluntária e aberta a todas as organizações, independentemente do seu nível de conhecimento em matéria de sustentabilidade.
Embora sempre sujeito à sua aprovação, as entidades subscritoras que necessitem de desenvolver competências em sustentabilidade serão, muito possivelmente, alocadas ao Momento Capacitar. Neste Momento, recebem consultoria personalizada, participam em ações de capacitação e têm acesso a um conjunto de ferramentas coletivas e personalizadas para desenvolverem ou reforçarem os seus conhecimentos técnicos no domínio da sustentabilidade.