Scroll to top

CARTILHA

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa do Governo dos Açores para reforçar o desenvolvimento sustentável de todo o território.

Esta visa apoiar a adoção dos princípios da Agenda 2030 de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade. A Cartilha está perfeitamente alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo um papel fundamental para a sua materialização nos Açores. Este é um importante contributo para um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.

CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE DOS AÇORES

Um mecanismo pioneiro para acelerar a integração dos ODS em todos os setores da região

O que é a Cartilha?

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores visa acelerar a implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o contributo da região para a Agenda 2030. Prestamos apoio a entidades de todos os setores da região para integrar a sustentabilidade nos seus modelos organizacionais (sejam eles públicos, privados ou sem fins lucrativos).

 

Porquê subscrever?

É uma iniciativa de adesão voluntária e faculta aos subscritores o acesso a consultoria especializada, a capacitações em sustentabilidade e a eventos de networking e de troca de experiências entre pessoas e organizações que se preocupam com uma prosperidade consciente para os Açores. Junte-se a nós neste trilho rumo à sustentabilidade, e prepare-se para o futuro!

 

Conheça os ODS:

objetivos desenvolvimento sustentável

O QUE IMPLICA SUBSCREVER?

Subscrever a Cartilha é assumir um compromisso público com uma gestão responsável, justa e transparente.

As entidades subscritoras definem três compromissos por ano que contribuam de forma objetiva e verificável para a agenda 2030. No ano de adesão todas as entidades assumem os mesmos três compromissos – uma forma de começarem todos do mesmo ponto de partida. A equipa da Cartilha está a postos para ajudar os novos subscritores a adquirirem as ferramentas necessárias para medir e comunicar indicadores de sustentabilidade com transparência e credibilidade. Todos os anos as entidades subscritoras são convidadas a renovar a sua subscrição, adicionando três novos compromissos – estes já escolhidos individualmente em função das prioridades identificadas ao longo do seu primeiro ano na cartilha.

Não conseguimos gerir o que não conseguirmos medir

- Peter Drucker

A CARTILHA EM NÚMEROS

0

Entidades

Subscreveram à Cartilha

0

Compromissos

por um arquipélago mais sustentável

COMO POSSO PARTICIPAR?

Como primeiro passo, recomendamos a participação num evento de networking ou uma sessão de consultoria para apoio à subscrição inicial.

Uma vez assumidos os compromissos de entrada na Cartilha passará a integrar a lista oficial de subscritores, poderá utilizar o selo da cartilha, participar dos eventos de networking e dos workshops de capacitação e solicitar consultoria para apoio à integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sua organização – à sua medida e sem qualquer custo para a entidade.

Eventos

Eventos informais com convidados inspiradores e a possibilidade de partilhar ideias e experiências com outros subscritores

Duração: max. 2 horas
Local: online e/ou presencial

Consultoria

Reuniões de trabalho com especialistas em gestão sustentável, que ajudarão a adaptar métodos e ferramentas à sua organização

Duração: cerca de 1 hora
Local: online e/ou presencial

Workshops

Workshops imersivos com os consultores da cartilha, baseados na metodologia do SDG Compass. Inclui teoria, debate e simulações

Duração: dia inteiro
Local: online e/ou presencial

Entidades Subscritoras

Várias entidades já assumiram o compromisso de gerir mudança interna para um futuro mais justo e mais próspero para as pessoas e o ambiente.