Scroll to top

CARTILHA

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa do Governo dos Açores para reforçar o desenvolvimento sustentável de todo o território.

Esta visa apoiar a adoção dos princípios da Agenda 2030 de forma inclusiva e abrangente nos diversos setores da sociedade. A Cartilha está perfeitamente alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo um papel fundamental para a sua materialização nos Açores. Este é um importante contributo para um mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.

Porquê subscrever?

As entidades subscritoras obtêm uma certificação oficial por parte do Governo dos Açores. Ao subscreverem, estas entidades alinham as suas iniciativas com os ODS e com as motivações dos turistas, que têm cada vez mais preocupações sustentáveis – cimentando a sua notoriedade no mercado. Todos os subscritores acabam igualmente por estarem melhor enquadrados com os requisitos para futuros projetos de investimento.

 

Como subscrever?

As entidades interessadas em subscrever à Cartilha de Sustentabilidade devem aceder e criar o seu registo na plataforma oficial da Cartilha.
Na plataforma ser-lhes-à solicitado o preenchimento de alguns dados relativos à entidade. Terão ainda de definir compromissos anuais e respetivas métricas, que alinhem as suas prioridades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Como utilizar a plataforma?

Neste vídeo encontra um passo-a-passo de utilização da plataforma, desde o registo à navegação. 

A CARTILHA EM NÚMEROS

Subscrever a Cartilha é assumir um compromisso público com uma gestão responsável e transparente, guiada pela implementação dos ODS e com os olhos postos no futuro.

0

Entidades

Subscreveram à Cartilha

0

Compromissos

por um arquipélago mais sustentável

ATIVIDADES

A Cartilha é operacionalizada em todo o arquipélago, através de ações de sensibilização e angariação, workshops de capacitação e fóruns de progresso.

COMPROMISSOS

A cada compromisso serão associados três ODS a potenciar e outros três a mitigar. Além desta informação, cada entidade terá de definir uma métrica que permita o acompanhamento do compromisso e o prazo estimado para a sua concretização. Alguns exemplos de compromissos:

Substituição de 50% dos produtos de limpeza por produtos com rótulo ecológico, até 2021.

Redução de 10% do consumo de água, através de medidas de redução de consumo até 2021.

Envolver os hóspedes em, pelo menos, 4 ações de sensibilização ambiental, por cada ano.

Redução do consumo energético em 10%, pela substituição dos equipamentos elétricos por equipamentos mais eficientes, até 2021.