Cartilha de Sustentabilidade
dos Açores

Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores com o intuito de facilitar a implementação de práticas de sustentabilidade, por parte de entidades públicas, privadas ou sem fins lucrativos em todo o território da Região Autónoma dos Açores.

Um acelerador da sustentabilidade no Arquipélago dos Açores

Criada em 2017, a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa de adesão voluntária que pretende acelerar a transição de organizações nos Açores para modelos de negócio e de governança mais sustentáveis e resilientes numa conjugação de esforços para o desenvolvimento sustentável da e na região.

A sua operacionalização é feita através de uma equipa de acompanhamento especializada em sustentabilidade aplicada a áreas como a biodiversidade, o empreendedorismo, a gestão, o marketing, a psicologia ou o turismo. Sessões de consultoria personalizada, workshops de capacitação, fóruns para partilha de boas práticas, entre outros, são alguns exemplos de atividades direcionadas às entidades subscritoras.

 
0
Pessoas Capacitadas
0
Horas de consultoria executada
0
Eventos realizados

Por ser voluntária, a subscrição marca um compromisso da organização para com a caminhada conjunta rumo ao desenvolvimento e implementação de estratégias de sustentabilidade ambiental, social e de governança na Região.

Acompanhamento contínuo por especialistas em sustentabilidade, sessões de consultoria, formações, ferramentas técnicas e recursos personalizados são alguns dos benefícios da subscrição, a par do contacto direto com outras entidades subscritoras em fóruns de partilha de boas práticas.

O primeiro passo é uma manifestação de interesse, ao qual se segue o registo na plataforma e o preenchimento do Momento Conhecer.

A equipa de acompanhamento analisa os dados e apresenta uma proposta de caminho a seguir ou convida a entidade a partilhar informação adicional no Gabinete do Subscritor. Esta sessão também ocorre na eventualidade de a entidade não concordar com a proposta inicial.

Depois de discutido e validado um caminho único, é assinada a Carta de Compromisso, passo que conclui o processo de subscrição.

 

Qualquer organização desenvolva atividade económica registada no Arquipélago, independentemente da sua tipologia, setor de atividade ou dimensão.

Isso inclui organizações como por exemplo associações culturais, desportivas e outras, cooperativas, empresários em nome individual, empresas unipessoais e freelancers.

De momento, a subscrição não está disponível para pessoas individuais.

Público, privado e associativo. O funcionamento da iniciativa por Clusters proporciona uma abrangência transversal a todos os setores, e que pretende conjugar esforços para o desenvolvimento sustentável de cada setor em particular e para o da Região como um todo.

O setor de atividade é um dos fatores considerados para alocar entidades subscritoras a Clusters, onde são agrupadas entidades semelhantes para fomentar sinergias e agregar esforços na busca de soluções para desafios em comum.

O caminho da Cartilha

de Sustentabilidade dos Açores

O atual caminho da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é o resultado de uma reflexão com partes interessadas sobre o percurso da iniciativa ao longo de 5 anos. Foi fruto do contacto com quase 300 entidades públicas, privadas e associativas de diversos setores de atividade e da auscultação direta de quase 100 entidades.

Clusters

Os Clusters constituem agrupamentos de entidades subscritoras semelhantes em termos de atividade e/ou dos seus impactos, estruturando, desta forma, a grande diversidade de entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

A abordagem em Clusters permite alavancar aprendizagens e criar sinergias entre entidades subscritoras com propósitos semelhantes. O objetivo é fomentar a partilha entre organizações para que, em conjunto, possam acelerar o seu caminho individual e coletivo rumo a modelos de negócio e de governança mais sustentáveis, e encontrar formas eficientes de resolver desafios comuns.

No total, existem 7Clusters.

Momentos

Os Momentos da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores são pontos-chave no percurso de cada entidade subscritora rumo à integração de sustentabilidade na sua organização. Neste modelo, cada entidade terá um caminho distinto e único que será ajustado de forma evolutiva ao seu contexto organizacional e ambições em matéria de sustentabilidade.

O primeiro momento do caminho pelo qual as entidades subscritoras voltarão a passar sempre que seja necessário (re)conhecer desenvolvimentos na situação atual da organização.

Recolha de dados
Avaliação do ponto no caminho
Alocação a um cluster por dimensão e setor

O momento Conhecer é a casa-partida no caminho de todas as entidades subscritoras. Após este momento, o caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores conta com 4 momentos adicionais: Capacitar, Priorizar, Envolver e Reportar. Findo o momento Conhecer, o caminho será único para cada entidade subscritora. Independentemente da organização, respetivo setor e dimensão, o seu caminho será um processo continuamente interativo que nunca terá uma ordem pré-definido.

 

 
Neste momento a organização recebe consultoria e participa em ações de capacitação para serem desenvolvidos conhecimentos técnicos no domínio da sustentabilidade que permitam.
 
Aquisição de competências em sustentabilidade
Contextualização de sustentabilidade na organização
Ferramentas para melhoria de desempenho
 
São sinalizadas áreas de intervenção relevantes para o desenvolvimento sustentável da organização, do ecossistema em que esta se insere e especificadas formas para medir e gerir progresso.
 
Identificação de prioridades
Definição de indicadores
Desenvolvimento de mecanismos de gestão de melhoria
 
 
A organização reforça as linhas de comunicação existentes ou cria novas dinâmicas de contacto com agentes da sua cadeia de valor para estabelecer parcerias rumo a objetivos comuns.
 
Diálogo com partes interessadas
Desenvolvimento de projetos com impacto
Reforço de parcerias ou estabelecimento de novas
 
Aquisição de conhecimentos para a comunicação de sustentabilidade e para o reporte não financeiro segundo a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo da UE, obrigatório para todas as PMEs a partir de 2026.
 
Divulgação de progresso
Partilha de prioridades, indicadores e boas práticas
Reporte não financeiro

Vantagens da subscrição

Ao subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, a entidade subscritora beneficia de:

Acompanhamento

Acompanhamento contínuo

Consultoria

Ferramentas técnicas

Gabinete do Subscritor

Formações

Sessões de formação, online e presenciais, por Momento.

Recursos

Biblioteca online com mais de 50 recursos e ferramentas de uso individual disponíveis.

Networking e Fóruns de Partilha

Eventos que promovem, entre outros, boas práticas de entidades subscritoras e a sustentabilidade como um todo na Região Autónoma dos Açores.

Plataforma de gestão

Ferramenta de trabalho e aprendizagem contínua para acompanhamento e monitorização do progresso no seu caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

Gabinete do Subscritor

O Gabinete do Subscritor é um posto de informação e de acompanhamento contínuo, dedicado ao caminho de cada entidade subscritora no âmbito da iniciativa.

As sessões no Gabinete do Subscritor são remotas e, mediante disponibilidade semanal, qualquer entidade subscritora pode realizar um agendamento para consultoria personalizada com a equipa de acompanhamento.

O Gabinete do Subscritor foi idealizado para disponibilizar sessões de consultoria ajustada a cada entidade subscritora com periodicidade regular. O seu principal objetivo é o de apoiar entidades subscritoras na gestão evolutiva da sua caminhada individual e coletiva rumo ao desenvolvimento sustentável dos Açores.

Neste espaço, é possível esclarecer dúvidas, partilhar sucessos e dificuldades, discutir riscos e oportunidades que a sustentabilidade representa para a atividade da organização, entre outros.

O Gabinete do Subscritor funciona semanalmente, às terças-feiras, entre as 9:00 e as 12:00, em regime remoto.

Os agendamentos funcionam em sistema open-house com sessões de 30 minutos disponíveis para agendamento.

Perguntas frequentes

As manifestações de interesse estão abertas em contínuo pelo que o tempo decorrido até ao convite para o preenchimento do Momento Conhecer varia de acordo com o fluxo de entrada de subscrições.

Após receber o convite para o Momento Conhecer, e para efetivar a sua subscrição, a organização é responsável por concluir esse passo, assinar a Carta de Compromisso e aceitar uma proposta de caminho no âmbito da iniciativa.

Sim. A subscrição à iniciativa está disponível a organizações com atividade económica na região, independentemente do seu nível de maturidade em matéria de sustentabilidade.

O Momento Capacitar poderá ser um ponto na caminhada de entidades subscritoras que pretendam aprofundar conhecimentos e competências em sustentabilidade e no qual podem beneficiar de consultoria personalizada, formações e um conjunto de ferramentas coletivas e customizadas.

Através do Gabinete do Subscritor, é disponibilizado acompanhamento semanal a todas as entidades subscritoras, ajustado às suas necessidades e ao seu contexto organizacional.

Há ainda uma área de suporte através da qual podem contactar diretamente a equipa de acompanhamento, composta por especialistas em sustentabilidade aplicada a diversas áreas.

Na escolha de Cluster, a entidade subscritora deverá considerar o ecossistema de entidades idênticas no qual identifique um maior potencial de desenvolvimento em matéria de sustentabilidade. Outros aspetos a ter em conta podem incluir setor de atividade, principais clientes, objetivos de crescimento e/ou quaisquer outros fatores relevantes.

A análise do Momento Conhecer, do contexto e realidade da entidade subscritora e, sempre que necessário, de sessões no Gabinete do Subscritor estão a base da proposta de Cluster pela entidade de acompanhamento.

É possível a alocação de uma entidade subscritora até um máximo de 2 Clusters em simultâneo, com base na sua tipologia, principal atividade e setor.

Para concluir o Momento em que se encontra, a entidade subscritora tem de atingir os objetivos a que se propôs para esse ciclo de sustentabilidade cuja duração depende exclusivamente da própria entidade.

Além disso, terão de ser cumpridos os seguintes requisitos:

  • Adicionar, se aplicável, pelo menos um membro da equipa além do responsável;
  • Realizar pelo menos um login por membro da equipa;
  • Navegar pelos recursos individuais disponíveis;
  • Participar em pelo menos uma formação;
  • Realizar pelo menos uma sessão no Gabinete do Subscritor;
  • Completar o relatório de progresso do Momento atual focado no trabalho desenvolvido no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.
  • Revisitar o Momento Conhecer após cumpridos os objetivos do Momento atual.

Qualquer entidade subscritora pode solicitar a revisão do seu Momento e caminho, a discutir com a equipa de acompanhamento no Gabinete do Subscritor.