Cartilha de Sustentabilidade
dos Açores

Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores com o intuito de facilitar a implementação de práticas de sustentabilidade, por parte de entidades públicas, privadas ou sem fins lucrativos em todo o território da Região Autónoma dos Açores.

Um acelerador da sustentabilidade no Arquipélago dos Açores

Criada em 2017, a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa de adesão voluntária que pretende acelerar a transição de organizações nos Açores para modelos de negócio e de governança mais sustentáveis e resilientes numa conjugação de esforços para o desenvolvimento sustentável da e na região.

A sua operacionalização é feita através de uma equipa de acompanhamento especializada em sustentabilidade aplicada a áreas como a biodiversidade, o empreendedorismo, a gestão, o marketing, a psicologia ou o turismo. Sessões de consultoria personalizada, workshops de capacitação, fóruns para partilha de boas práticas, entre outros, são alguns exemplos de atividades direcionadas às entidades subscritoras.

 
0
Pessoas Capacitadas
0
Horas de consultoria executada
0
Eventos realizados

Todos os setores de atividade estão abrangidos, sendo que esse é também um critério para agrupar as entidades subscritoras em Clusters com o propósito de fomentar o desenvolvimento sustentável em cada setor.

Qualquer organização, de qualquer dimensão, tipologia e setor de atividade pode subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, desde que desenvolva atividade registada no Arquipélago.

A subscrição é voluntária e marca um compromisso da organização para, em conjunto com outras entidades subscritoras, trilhar um caminho para implementar estratégias de sustentabilidade ambiental, social e de governança na Região.

O acompanhamento contínuo por especialistas em sustentabilidade garante consultoria e capacitação especializadas que são complementadas com a disponibilização de diversas ferramentas técnicas e recursos personalizados.

 

O caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores inicia-se com o compromisso, assumido no momento da subscrição, de implementar sustentabilidade na organização. Este compromisso individual é guiado por um compromisso coletivo de todas as entidades subscritoras de contribuir para o desenvolvimento sustentável dos Açores como um todo.

 

O caminho da Cartilha

de Sustentabilidade dos Açores

O atual caminho da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é o resultado de uma reflexão com partes interessadas sobre o percurso da iniciativa ao longo de 5 anos. Foi fruto do contacto com quase 300 entidades públicas, privadas e associativas de diversos setores de atividade e da auscultação direta de quase 100 entidades.

Clusters

Os Clusters constituem agrupamentos de entidades subscritoras semelhantes em termos de atividade e/ou dos seus impactos, estruturando, desta forma, a grande diversidade de entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

A abordagem em Clusters permite alavancar aprendizagens e criar sinergias entre entidades subscritoras com propósitos semelhantes. O objetivo é fomentar a partilha entre organizações para que, em conjunto, possam acelerar o seu caminho individual e coletivo rumo a modelos de negócio e de governança mais sustentáveis, e encontrar formas eficientes de resolver desafios comuns.

No total, existem 7Clusters:

Momentos

Os Momentos da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores são pontos-chave no percurso de cada entidade subscritora rumo à integração de sustentabilidade na sua organização. Neste modelo, cada entidade terá um caminho distinto e único que será ajustado de forma evolutiva ao seu contexto organizacional e ambições em matéria de sustentabilidade.

 

O primeiro momento do caminho pelo qual as entidades subscritoras voltarão a passar sempre que seja necessário (re)conhecer desenvolvimentos na situação atual da organização.

Recolha de dados
Avaliação do ponto no caminho
Alocação a um cluster por dimensão e setor

O momento Conhecer é a casa-partida no caminho de todas as entidades subscritoras. Após este momento, o caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores conta com 4 momentos adicionais: Capacitar, Priorizar, Envolver e Reportar. Findo o momento Conhecer, o caminho será único para cada entidade subscritora. Independentemente da organização, respetivo setor e dimensão, o seu caminho será um processo continuamente interativo que nunca terá uma ordem pré-definido.

 

 
Neste momento a organização recebe consultoria e participa em ações de capacitação para serem desenvolvidos conhecimentos técnicos no domínio da sustentabilidade que permitam.
 
Aquisição de competências em sustentabilidade
Contextualização de sustentabilidade na organização
Ferramentas para melhoria de desempenho
 
São sinalizadas áreas de intervenção relevantes para o desenvolvimento sustentável da organização, do ecossistema em que esta se insere e especificadas formas para medir e gerir progresso.
 
Identificação de prioridades
Definição de indicadores
Desenvolvimento de mecanismos de gestão de melhoria
 
 
A organização reforça as linhas de comunicação existentes ou cria novas dinâmicas de contacto com agentes da sua cadeia de valor para estabelecer parcerias rumo a objetivos comuns.
 
Diálogo com partes interessadas
Desenvolvimento de projetos com impacto
Reforço de parcerias ou estabelecimento de novas
 
Aquisição de conhecimentos para a comunicação de sustentabilidade e para o reporte não financeiro segundo a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo da UE, obrigatório para todas as PMEs a partir de 2026.
 
Divulgação de progresso
Partilha de prioridades, indicadores e boas práticas
Reporte não financeiro

Vantagens da subscrição

Ao subscrever a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, uma organização beneficia de:

Acompanhamento

Acompanhamento contínuo

Consultoria

Ferramentas técnicas

Ações de capacitação

Sessões de formação, online e presenciais, por Momento.

Recursos

Biblioteca online com mais de 50 recursos e ferramentas de uso individual disponíveis.

Networking e Fóruns de Partilha

Eventos que promovem, entre outros, boas práticas de entidades subscritoras e a sustentabilidade como um todo na Região Autónoma dos Açores.

Plataforma de gestão

Ferramenta de trabalho e aprendizagem contínua para acompanhamento e monitorização do progresso no seu caminho na Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

Gabinete do subscritor

O Gabinete do Subscritor é um posto de informação e de acompanhamento contínuo, dedicado às entidades subscritoras da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores. Este espaço permitirá uma gestão evolutiva e uma avaliação contínua de desempenho partilhada entre as entidades subscritoras e a equipa de acompanhamento através de reuniões de caráter semanal.

O Gabinete do Subscritor pretende proporcionar acompanhamento contínuo às entidades subscritoras. Através deste, e em conjunto com a equipa de acompanhamento, qualquer organização pode reportar alterações no seu funcionamento, partilhar sucessos e dificuldades, esclarecer dúvidas, discutir ajustes aos seus objetivos, solicitar a revisão de Cluster/Momento, entre outros.

O Gabinete do Subscritor funciona semanalmente, às terças-feiras, entre as 9:00 e as 13:00, em regime remoto.
Os agendamentos funcionam em sistema open-house com sessões de 30 minutos disponíveis para agendamento por qualquer entidade subscritora.

Perguntas Frequentes

Apenas organizações que desenvolvam atividade económica registada no Arquipélago podem subscrever à iniciativa, independentemente da sua tipologia, setor de atividade e dimensão. Isso inclui organizações como por exemplo associações culturais, desportivas e outras, cooperativas, empresários em nome individual, empresas unipessoais ou freelancers. De momento, não é possível pessoas individuais subscreverem a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.

As subscrições decorrem em contínuo; por isso, e de forma a assegurar a capacidade de resposta da equipa de acompanhamento, a primeira fase é a submissão de uma manifestação de interesse. Posteriormente, será enviada uma notificação a informar a entidade para dar início ao processo de subscrição, com o registo na plataforma e preenchimento do Momento Conhecer. 

O período de tempo decorrido entre a manifestação de interesse e a subscrição é diretamente proporcional ao número de organizações que estejam a aguardar disponibilidade para poderem subscrever. No decorrer desse intervalo de tempo, as entidades que tenham manifestado interesse serão periodicamente informadas acerca do tempo previsto para que possam proceder à subscrição. 

Qualquer entidade subscritora recebe acompanhamento contínuo ajustado às suas necessidades e ao seu contexto organizacional.Após submissão do Momento Conhecer, e à semelhança do processo com qualquer outra organização, a realidade da entidade subscritora de base tecnológicaé considerada e apresentada uma proposta de Cluster e de Momento. 
 

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa de subscrição voluntária e aberta a todas as organizações, independentemente do seu nível de conhecimento em matéria de sustentabilidade.
Embora sempre sujeito à sua aprovação, as entidades subscritoras que necessitem de desenvolver competências em sustentabilidade serão, muito possivelmente, alocadas ao Momento Capacitar. Neste Momento, recebem consultoria personalizada, participam em ações de capacitação e têm acesso a um conjunto de ferramentas coletivas e personalizadas para desenvolverem ou reforçarem os seus conhecimentos técnicos no domínio da sustentabilidade.

Pela abrangência de determinadas entidades subscritoras, é possível a sua alocação simultânea até um máximo de 2 Clusters. A proposta de Cluster(s) pela entidade de acompanhamento requer sempre a aprovação da entidade subscritora que, para essa análise, deverá considerar a sua realidade. Isso poderá incluir o setor de atividade, os principais clientes, os objetivos de crescimento e de desenvolvimento sustentável e quaisquer outros fatores relevantes.
É também com base nesses dados que a entidade de acompanhamento apresenta uma proposta de Cluster(s) para potenciar o desenvolvimento da entidade subscritora em matéria de sustentabilidade em conjunto com entidades subscritoras idênticas.

Para concluir o Momento em que se encontra, a entidade subscritora terá de atingir os objetivos a que se propôs para esse ciclo de sustentabilidade e cuja duração depende exclusivamente da própria entidade. Além disso, terão de ser cumpridos os seguintes requisitos:

  • Adicionar, se aplicável, pelo menos um membro da equipa além do responsável;
  • Realizar pelo menos um login por membro da equipa;
  • Navegar pelos recursos individuais disponíveis;
  • Participar em pelo menos uma ação de capacitação;
  • Realizar pelo menos uma sessão no Gabinete do Subscritor;
  • Completar o relatório de progresso do Momento atual focado no trabalho desenvolvido no âmbito da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores.
  • Revisitar o Momento Conhecer após cumpridos os objetivos do Momento atual.

É ainda possível que a entidade subscritora, a qualquer altura, solicite a revisão do seu Momento, sendo necessário o agendamento de uma sessão no Gabinete do Subscritor para fundamentação e discussão com a equipa de acompanhamento.