“Rotas Açores” vence Prémio Nacional do Turismo na categoria Turismo Autêntico

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informa que o projeto “Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos”, desenvolvido e promovido através da Direção Regional do Turismo, venceu a categoria “Turismo Autêntico” do Prémio Nacional de Turismo 2022, da iniciativa do Expresso e BPI.

“É um reconhecimento nacional de grande relevância e que muito nos orgulha, porque premeia a visão estratégica e o mérito técnico na implementação de um projeto que visa valorizar a nossa cultura e as nossas ilhas”, sublinha a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral.

As “Rotas Açores”, apresentadas ao público na edição deste ano na BTL, contemplam atualmente três rotas temáticas dedicadas à baleação, às vinhas e aos vulcões, permitindo um fluxo de visitação experiencial em vários pontos do território de todas as ilhas.

Estas rotas já se encontram disponíveis a todo o público através da plataforma rotas.azores.gov.pt, contando com mais de 60 parceiros públicos e privados, agregados no formato de rede colaborativa, e disponibilizando uma multiplicidade de diferentes recursos do território – muitos deles usualmente desconhecidos ou até indisponíveis para o público generalista.

Berta Cabral realça que “os mais de 40 itinerários estruturados permitem dar ainda mais valor à experiência nas ilhas, reunindo de uma forma diferenciadora as melhores características dos Açores, nomeadamente a natureza, o património, a autenticidade e a proximidade”.

A governante acrescenta que “estes percursos podem ser realizados durante todo o ano, contribuindo para a mitigação da sazonalidade e para a dispersão dos fluxos turísticos por todo o território”.

A 27 de setembro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Turismo, Berta Cabral já havia anunciado a expensão das Rotas Temáticas, com duas novas temáticas, uma dedicada ao Turismo Industrial e outra dedicada à temática das explorações marítimas, contando-se que estejam disponíveis para início de 2024.

O Prémio Nacional do Turismo é uma iniciativa conjunta do Expresso, BPI e Deloitte que distingue as melhores iniciativas em Portugal na área do turismo, contemplando cinco categorias: turismo autêntico, turismo gastronómico, turismo inclusivo, turismo inovador e turismo sustentável.

Este ano foram apresentadas 743 candidaturas, avaliadas por comités técnicos e por um júri, constituído por representantes de diferentes áreas da sociedade portuguesa.

Os Açores estiveram igualmente representados com outros projetos finalistas, como é o caso do projeto de enoturismo Azores Wine Company, na categoria Turismo Autêntico; o Grupo Bensaúde, na categoria Turismo Sustentável; e o projeto Azores All in Blue – Turismo e Autismo, vencedor na categoria Turismo Inclusivo, aos quais o Governo dos Açores estende as suas congratulações.

Fonte: Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *