Açores preparam caminho para elevação do nível de certificação como Destino Turístico Sustentável

A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da DMO Açores – Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino, promoveu esta semana as reuniões dos Grupos de Acompanhamento de Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, constituído pelas direções regionais que compõem o Governo dos Açores.

As reuniões, tidas na Terceira e São Miguel, serviram para debater as principais problemáticas e identificar soluções concretas visando o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma dos Açores, e marcaram um novo ciclo anual de trabalhos, rumo a um destino turístico cada vez mais sustentável e devidamente consolidado nas dimensões ambiental, social e económica, integrando o processo para a obtenção do Nível III de Prata do sistema de certificação da EarthCheck.

Neste processo, a consulta e a colaboração com várias entidades regionais que se relacionam com as temáticas da sustentabilidade económica, social, cultural e ambiental, é fundamental para a monitorização das ações e das metas a cumprir, tendo por base documentos estratégicos de política regional na definição dos objetivos e respetivos horizontes temporais.

No âmbito das reuniões, verificou-se o progresso dos compromissos assumidos no âmbito do Plano de Ação de Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, bem como o modelo de operacionalização das medidas de mitigação dos riscos identificados para a região.

A Região Autónoma dos Açores é atualmente o único arquipélago no mundo a obter certificação internacional de sustentabilidade de acordo com os critérios internacionalmente aceites do Conselho Global do Turismo Sustentável (GSTC), abraçando o compromisso de trabalho contínuo em matéria de sustentabilidade e de demonstração anual do progresso dos objetivos definidos.

Em 2024, os Açores pretendem alcançar a certificação de ouro de destino turístico sustentável pela entidade EarthCheck, o que exige uma responsabilidade partilhada pelas entidades públicas e privadas e pela comunidade local, em prol de do bem comum e do progresso da Sociedade açoriana.

Informação detalhada sobre a Certificação dos Açores como «Destino Turístico Sustentável», está disponível em: Sustainable Azores

Fonte: Governo Regional dos Açores

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *