Açores querem alcançar o ouro como Destino Turístico Sustentável

Os Açores querem “elevar os padrões de sustentabilidade” e alcançar, em 2024, a certificação de ouro como destino turístico sustentável, avançou o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges.

Em 2019 os Açores foram a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção entregue com a categoria de “prata” pela Earthcheck. A EarthCheck é um grupo internacional de certificação e consultoria de ‘benchmarking’ científico em viagens e turismo, com atividade desde 1987. A certificação respondeu aos critérios do Global Sustainable Tourism Council, organismo internacional de acreditação para a certificação de turismo sustentável.

O processo de certificação dos Açores iniciou-se em 2017, proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Turismo Sustentável.

Na intervenção na reunião do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino, em Ponta Delgada, no dia 13 de setembro, o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia sublinhou a necessidade de “elevar os padrões de sustentabilidade” dos Açores como destino turístico, preservando a natureza, “um ativo” da Região.

Em 2024, os Açores, pretendem alcançar a certificação de ouro de destino turístico sustentável.  O governante acrescentou ainda que a obtenção daquela distinção “não é automática”, daí ser necessário um trabalho “conjunto com várias entidades”, numa “postura colaborativa”.

Antes de atingir a meta de certificação de ouro como destino turístico sustentável, a Região “já está a ser alvo de uma auditoria local” com vista “a alcançar o nível dois” da categoria de prata detida, segundo explicou Mário Mota Borges.

Fonte: Publituris

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *