Aventure-se por recantos insólitos

sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-furna-frei-matias

Furna do Frei Matias (Pico)

A Furna do Frei Matias é a gruta de origem vulcânica mais popular da ilha do Pico e uma das mais interessantes dos Açores. 

Esta gruta integra a Reserva Natural da Montanha do Pico e apresenta uma largura e altura máximas de 14 metros e 7 metros, respetivamente.

Ponta da Serreta (Terceira)

Localizado na zona mais ocidental da ilha Terceira, a Ponta da Serreta é uma área com cerca de 600m de comprimento e 400 de largura.

Os seus campos de lava solidificados, fruto de atividade vulcânica são hoje colonizados por populações costeiras de Erica Azorica.
Este é um dos locais mais agradáveis para admirar a verdadeira beleza da ilha e do oceano.

sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-ponta-serreta
sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-miradouro-caldeirao

Miradouro do Caldeirão (Corvo)

O caldeirão é, sem dúvida, o ex-libris da ilha do Corvo.
Esta paisagem é fruto do colapso de uma caldeira vulcânica que originou um caldeirão de 2,3 km de comprimento e 1.9km de largura, no topo do vulcão central da ilha.

Esta depressão é hoje ocupada por uma lagoa e vários cones vulcânicos de pequena dimensão, que, segundo a cultura açoriana, representa as nove ilhas dos Açores.

Termas do Carapacho (Graciosa)

Já conhece as águas termais da ilha Graciosa?
Nos Açores a conexão entre o Homem e a Natureza nos Açores é feita de uma forma sustentável e benéfica para os dois, sendo exemplo disto as Termas do Carapacho na ilha Graciosa.                         

Estas termas estão inseridas numa zona balnear no lugar do Carapacho, freguesia da luz, onde é possível disfrutar de uma experiência termal relaxante e com vários benefícios para a saúde.

A utilização destas termas para fins terapêuticos remonta à década de 1750 onde este método era utilizado para tratar doenças reumáticas, de pele fígado e colites.
Nestas termas as temperaturas variam entre os 35ºc e os 40ºc, fazendo destas uma experiência ideal para dias e noites mais frias.

Atualmente o edifício oitocentista das termas foi completamente renovado contando com 16 cabinas para banhos de imersão e um consultório médico, bem como serviços de spa e terapêuticas medicinais.

sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-ponta-serreta
sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-aldeia-cuada

Aldeia da Cuada (Flores)

A Aldeia da Cuada é o exemplo perfeito de como o turismo pode ser um catalisador para preservar a cultura e história de um local.

As origens desta aldeia remontam ao séc. XVIII, onde esta aldeia de casas de pedra era o abrigo de vários habitantes que se dedicavam à agricultura como fonte de sustento.
Hoje em dia, esta aldeia serve de acomodação turística tendo um nível de procura bastante elevado graças à possibilidade de desconexão, isolamento e simplicidade que o local transmite.

Fotografia: Azores Getaways

Morro de Velas e Morro de Lemos (São Jorge)

Localizados na ilha de São Jorge, o Morro de Velas e o Morro de Lemos são cones de tufos surtseianos causados por erupções submarinas de natureza basáltica.

Atualmente, este local é uma das geopaisagens mais conhecidas e interessantes na ilha de São Jorge.

sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-ponta-serreta
sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-caldeira-faial

Caldeira do Faial (Faial)

A Caldeira do Faial é um dos verdadeiros ex-libris da ilha.
Com 2km de diâmetro e 400 metros de profundidade, esta reserva natural de paisagem protegida formou-se devido a inúmeras erupções ao longo de 400 mil anos.

Aqui poderá comtemplar as magnificas vistas ao longo do percurso pedestre à volta da caldeira.

Uma imensa variedade de flora e floresta Laurissilva são duas das várias razões pelas quais não irá querer deixar de visitar um dos mais conhecidos sítios da ilha do Faial.

Ponta do Castelo (Santa Maria)

 A Ponta do Castelo, localizada na zona sudeste da ilha de Santa Maria, é uma arriba poligenética com 200 metros de altura composta por vários tipos de rocha.

Este local é conhecido por dar lugar ao famoso farol de Gonçalo Velho, ao miradouro da vigia da baleia onde poderá contemplar os magníficos currais de vinhas ao longo da encosta e da antiga fábrica da baleia que remonta aos à indústria da baleação na ilha nos anos 50.

sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-ponta-castelo
sustainable-azores-recomendacoes-sustentaveis-lugares-magicos-lagoa-congro

Lagoa do Congro (São Miguel)

Situada na zona central da ilha a nordeste de Vila Franca do Campo esta lagoa está inserida numa área protegida de 38 hectares.

Esta lagoa difere das outras lagoas na ilha devido à sua formação ter sido originada fruto de uma explosão tipo mar há 3800 anos. Esta erupção foi do tipo hidromagmática onde se deu a interação entre o magma em ascensão com águas superficiais ou aquíferos fazendo desta uma lagoa muito singular.

Aquando da sua visita poderá ver para além de uma magnifica lagoa dos nenúfares, várias espécies exóticas e uma variedade de avifauna, desde a famosa estrelinha e milhafre até à garça-real.

Para além destas é possível encontrar um dos anfíbios mais ameaçados a nível europeu, o tritão-de-crista, uma espécie exótica protegida com grande importância de conservação.

Para chegar até à lagoa terá que percorrer um trilho de 700 metros onde poderá disfrutar das magníficas paisagens.