O Governo Regional dos Açores anunciou que irá financiar a aquisição e consequente instalação de sistemas solares fotovoltaicos na região autónoma, num apoio de 100% das despesas elegíveis até ao máximo de 1.500 euros por kW instalado. A dotação global do presente apoio é de 19 milhões de euros a aplicar até 2025. De salientar que o montante do apoio à compra de sistemas solares fotovoltaicos é originário do Plano de Recuperação e Resiliência.
Com a apresentação do presente apoio, o Governo Regional dos Açores pretende promover a produção de energia elétrica, tendo por base fontes de energia renováveis, neste caso, os sistemas solares fotovoltaicos.
Potenciar a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis
Este apoio é possível devido à evolução desta tecnologia, conferindo uma incrementação da capacidade de resposta às necessidades das famílias, das empresas e das demais organizações açorianas.
Dependência energética do arquipélago
Através deste apoio, o Governo Regional dos Açores dá um passo importante para a redução da dependência energética da região, e em simultâneo, promove a diminuição dos custos com a fatura energética das famílias e empresas.
Taxa de financiamento de 100%
Este apoio à compra de sistemas solares fotovoltaicos apresenta uma taxa de financiamento de 100% do total de despesas elegíveis, sob a forma de um subsídio não reembolsável. O presente apoio comparticipa equipamentos novos, sendo possível a sua atribuição antes da aquisição dos sistemas solares fotovoltaicos por parte dos cidadãos e das empresas.
Plano de Recuperação e Resiliência
Esta medida de apoio do Governo Regional dos Açores, está integrada na Componente 14- Hidrogénio e Renováveis do Plano de Recuperação e Resiliência. Esta componente pretende promover a aposta na produção de energia obtida a partir de fontes renováveis, em concordância com os pressupostos da transição energética.
Fonte: Start_PME