Açores celebraram Dia Mundial da Terra com plantação de árvores em todas as ilhas

Os Açores celebraram na quinta-feira, dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra com uma plantação de espécies endémicas, em larga escala, que decorreu em todas as ilhas, no mesmo horário.

Esta foi uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, através da Estrutura de Gestão do Destino Turístico Sustentável, Azores DMO, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas, que apoiou esta atividade através das suas estruturas dos Parques Naturais de cada Ilha e dos Centros de Interpretação Ambientais.

Esta ação fez parte do programa ‘Roadshow- Reserve’, um evento em formato único, promovido pela Direção Regional do Turismo e pela Associação do Turismo dos Açores, com o propósito de promover o destino turístico como seguro e sustentável. O evento foi replicado em todas as ilhas, e contou com a participação de vários meios de comunicação social nacionais e internacionais, os voluntários nas ações de plantação em cada ilha.

Ao todo, foram plantadas cerca de 108 espécies endémicas, o que contribui para a conservação e proteção da biodiversidade das ilhas, através do reforço das populações destas espécies, bem como para a redução da pegada ecológica e mitigação das alterações climáticas, promovendo a prosperidade das condições dos habitats naturais e a captura de carbono da atmosfera, melhorando a qualidade do ar que respiramos. A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia presta o seu especial agradecimento ao valioso apoio da Secretaria Regional do Ambiente e das Alterações Climáticas pela estrutura colaborativa exemplar, e pela disponibilidade das estruturas dos Parques Naturais de Ilha, e agradece ainda à Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, pela cedência do plantio das várias espécies endémicas da competência da Direção Regional dos Recursos Florestais.

Esta é mais uma iniciativa que reforça o posicionamento e a notoriedade dos Açores como destino turístico sustentável, da qual seria imprescindível o bom funcionamento da sua estrutura colaborativa. Esta plantação de árvores foi um evento de todos, para todos. A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia agradece a colaboração, empenho e entusiasmo de todas as entidades envolvidas, colaboradores e voluntários que participaram nesta ação conjunta.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *