Semana dos Resíduos dos Açores 2023: Um apelo à ação para práticas sustentáveis

A 14.ª Semana dos Resíduos dos Açores, organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, decorreu de 18 a 26 de novembro, em alinhamento com a 15.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e educar a população para as estratégias de prevenção de resíduos.

Sob o tema “Embalagens – Não se deixe embrulhar”, o evento, com a duração de uma semana, envolveu todas as ilhas em atividades organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas.

No total, foram registadas na plataforma da EWWR 143 iniciativas de sensibilização nos Açores, distribuídas por todas as ilhas – 29 a decorrer na lha do Pico, 26 em São Miguel, 18 na Terceira, 15 no Faial, 15 em Santa Maria, 10 na Graciosa, 12 em São Jorge, 13 nas Flores e 5 no Corvo.

O sucesso da Semana dos Resíduos dos Açores reflete a importância crescente das questões de gestão de resíduos na sociedade açoriana e contribui para os esforços mais amplos no sentido de práticas sustentáveis em matéria de resíduos.

Fonte: Governo dos Açores