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AÇORES

VISÃO

O arquipélago dos Açores está no rumo da sustentabilidade e assume, regional e institucionalmente, as capacidades, o conhecimento, as competências e o compromisso para com o desenvolvimento sustentável.

Esta visão assenta numa estrutura colaborativa pública e privada e numa aliança forte entre os diversos parceiros do destino, o que facilita e impulsiona a criação de novas experiências, produtos e serviços sustentáveis, posicionando os Açores como um destino líder a seguir.

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ENQUADRAMENTO GEOGRÁFICO

Os Açores são um arquipélago português localizado no Atlântico Norte. As nove ilhas são de origem vulcânica e dividem-se em três grupos geográficos que se situam ao longo de uma faixa com cerca de 600 quilómetros de extensão.

  • Grupo Oriental

    Santa Maria e São Miguel

  • Grupo Central

    Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial

  • Grupo Ocidental

    Flores e Corvo

ESTRUTURA POLÍTICA

A estrutura política dos Açores é definida pelo Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, que estabelece as competências próprias da administração regional autónoma e a estrutura e funcionamento dos órgãos do Governo.

Principais áreas de atuação do Governo Regional

• Emprego
• Competitividade Empresarial
• Solidariedade Social
• Educação
• Cultura
• Mar
• Ciência e Tecnologia

• Transportes e Obras Públicas
• Saúde
• Energia
• Ambiente
• Turismo
• Agricultura
• Florestas

DESTINO TURÍSTICO

Os Açores têm recursos e infraestruturas turísticas de valor significativo que permitem a oferta de um produto turístico único.

Um destino (europeu) no meio do atlântico, reconhecido internacionalmente como ilhas vulcânicas preservadas, de natureza exuberante, exclusivo, de beleza mística, onde o visitante é recebido como um convidado especial que, em segurança, tem ao seu dispor uma variedade de atividades de terra e mar que o vão deixar deslumbrado e com saudade.

MARCA AÇORES

Com uma natureza transversal a toda a produção regional, a Marca Açores pretende assumir-se como uma marca global de referência, uma marca territorial que identifique a oferta dos Açores quer ao nível da promoção turística, quer ao nível da divulgação dos seus produtos e serviços.