Scroll to top

category: boas práticas

PROGRAMA BLUE AZORES CONCLUI MAPEAMENTO DOS USOS DO OCEANO NAS PRIMEIRAS TRÊS ILHAS DO ARQUIPÉLAGO

O programa Blue Azores concluiu o processo do Mapeamento de Usos do Oceano nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, recebendo 495 respostas aos inquéritos, representando o uso do oceano de perto de 1.100 pessoas que partilharam o seu conhecimento do Mar dos Açores.

Nestas três ilhas, e ao longo de três semanas, os participantes foram convidados a indicar e a classificar por grau de importância as zonas do oceano que mais utilizam e valorizam, como as áreas da pesca ou de atividades lúdicas.

Esta iniciativa é realizada no âmbito do Programa Blue Azores, um programa centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, que tem como objetivo proteger 30% do mar dos Açores através de Áreas Marinhas Protegidas. Os resultados deste processo serão depois utilizados na definição das Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.

As informações obtidas neste inquérito irão complementar e aprofundar os dados científicos existentes, ajudando a preencher lacunas relacionadas com as atividades que ocorrem nas zonas costeiras do arquipélago.

A informação recolhida pelo inquérito será trabalhada e transposta para mapas, ilha a ilha, que indicarão as áreas mais importantes para as pescas, mas também as zonas marítimas consideradas turísticas ou reservadas a atividades lúdicas.

Em breve, o próximo grupo de ilhas (Graciosa, Pico, Faial, e São Jorge) irá receber os inquéritos de Mapeamento dos Usos do Oceano.

Fonte: NO Revista