Scroll to top

category: boas práticas

NOVO PROGRAMA DE CONTROLO DE AFLUÊNCIA A LOCAIS TURÍSTICOS CRIADO POR DOIS JOVENS AÇORIANOS

Por forma a evitar a sobrelotação e assegurar a sustentabilidade local, foi criado o InVisit, que transmite em tempo real e para todos a afluência a um local.

“Este sistema é inovador porque conseguimos perceber quantas pessoas estão no local. Assim, antes de o turista lá ir, poderá obter online a informação para tomar a decisão, tal como as entidades, que ficam com uma ferramenta essencial para gerirem o espaço”, explicou Luís Pimentel, que com Gonçalo Andrade, ambos açorianos, criou o programa recentemente premiado nos Açores.

O empresário destacou a importância de “redistribuir” os visitantes por distintos pontos de um destino turístico, de forma a assegurar a sustentabilidade dos espaços, com o objetivo de dar resposta a algumas queixas devido à sobrelotação de locais, como por exemplo na ilha de São Miguel, que registou um aumento do fluxo turístico nos últimos anos, anteriormente à pandemia.

"Quem vem aos Açores pensa num cenário idílico e de paz. Se chega a um local e está repleto de gente, a experiência é prejudicada. É isso que pretendemos evitar”, afirmou Luís Pimentel. O controlo da afluência a um local “faz ainda mais sentido numa altura de pandemia”, onde é necessário manter o distanciamento social.

O sistema InVisit é um recetor, colocado no local e que permite “rastrear a ocupação” em tempo real, utilizando inteligência artificial para criar “relatórios sobre a previsão da afluência ao local” nas horas seguintes.

O sistema, que está em fase de protótipo, é destinado tanto aos gestores do espaço, como aos visitantes e aos guias turísticos, e funciona por um código de cores: “É transmitido um código de cores para calcular o estado do local: o verde significará que está bom, com o laranja estará com afluência média e se estiver vermelho é melhor não irmos lá”, referiu Gonçalo Andrade.

O sistema terá um mapa que poderá ser integrável em diferentes páginas da Internet, e uma aplicação para smartphone.

O InVisit venceu o concurso regional de empreendedorismo dos Açores, cujo prémio foi atribuído pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).

Fonte: Público