Scroll to top

category: boas práticas

AÇORES DISPONIBILIZA SISTEMA DE DEPÓSITO DE EMBALAGENS NÃO REUTILIZÁVEIS DE BEBIDAS

No âmbito da candidatura aos EEA Grants do Projeto ‘Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores’, o Governo Regional dos Açores irá instalar, no decorrer deste ano, 25 máquinas de logística reversa contemplando todos os concelhos dos Açores.

Os equipamentos destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de pelo menos 0,05€ por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC - Rede Integrada de Apoio ao Cidadão.

Todos os açorianos irão receber um panfleto informativo com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e funcionamento do sistema.

Esta iniciativa tem como parceiros as maiores embaladoras da Região, Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, a Melo Abreu e a PROMINERAL, contanto também com a cooperação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), bem como, com as empresas responsáveis pela recolha dos Resíduos Urbanos dos Açores, EQUIAMBI, MUSAMI e RESIAÇORES.

Com este projeto os Açores preparam-se para dar resposta aos novos desafios europeus, no âmbito da economia circular e no cumprimento das metas de valorização e reciclagem.