Governo dos Açores lança projeto piloto ‘Açores para Todos’

As secretarias regionais da Solidariedade Social e da Energia, Ambiente e Turismo estão a promover o projeto piloto ‘Açores para Todos’, iniciativa que, nesta primeira fase, decorre nas ilhas de São Miguel e Terceira.

A Secretária Regional da Solidariedade Social salientou hoje, na Aerogare das Lajes, onde acompanhou a partida do primeiro grupo, que esta é mais uma ação integrada na Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, já que este programa de turismo inclusivo visa “promover a igualdade de oportunidades”, sendo dirigido “a cidadãos, residentes na Região, com deficiência e incapacidade permanente”.

“Este programa destina-se a facilitar o acesso ao lazer e ao turismo por parte das pessoas com deficiência”, promovendo-se também “o conhecimento da Região, a confraternização, o convívio e o reforço dos laços socioculturais dos participantes, tal como já acontece no programa ‘Meus Açores, Meus Amores,”, frisou Andreia Cardoso.

Por seu lado, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, afirmou, na receção a este grupo de participantes, em Ponta Delgada, que, para o Governo dos Açores, “a realização deste projeto é um importante instrumento de promoção da igualdade de oportunidades e de inclusão social, assim como de dinamização da economia regional, nas épocas baixa e média da atividade turística, hoteleira e da restauração”.

“Esta é apenas mais uma medida enquadrada na estratégia que temos vindo a consolidar ao longo dos últimos anos, que evidencia a importância do turismo na vida de todos os Açorianos, por ser um setor com impactos muito positivos no desenvolvimento ambiental, económico e social dos Açores”, referiu Marta Guerreiro.

A Secretária Regional realçou ainda que, neste âmbito, “está a ser finalizado, juntamente com a Cresaçor, um levantamento de todas as infraestruturas adaptadas a pessoas com necessidades especiais, num trabalho que tem por objetivo podermos promover o arquipélago também como destino turístico inclusivo”.

Na primeira fase do ‘Açores para Todos’ serão realizadas duas viagens durante este mês, sendo uma com destino à ilha da Terceira (25 a 29 de novembro), com utentes da Santa Casa da Misericórdia da Maia, e a que hoje teve início, com destino São Miguel (de 18 a 22 de novembro), com utentes da Associação Cristã da Mocidade.

As viagens terão a duração de cinco dias e serão compostas por um grupo de seis utentes e três acompanhantes, para além de ter sido criado um programa de animação específico, adaptado às caraterísticas e perfil dos participantes

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *